9 de Julho de 1897<br> – Paris aprova projecto do Metro

A ne­ces­si­dade de re­solver os cres­centes pro­blemas de trân­sito e a imi­nência da ex­po­sição uni­versal de 1900 foram dois fac­tores de­ter­mi­nantes para a apro­vação pelo Con­selho Mu­ni­cipal de Paris do pro­jecto da pri­meira linha de Me­tro­po­li­tano da ca­pital fran­cesa, da au­toria do en­ge­nheiro civil Ful­gence Bi­en­venüe. As obras, a cargo da Com­pagnie du Chemin de Fer Mé­tro­po­li­tain de Paris, ti­veram início em 4 de Ou­tubro de 1898 e de­mo­raram dois anos, tendo a linha cha­mada Porte de Vin­cennes – Porte Maillot sido inau­gu­rada em 19 de Julho de 1900, coin­ci­dindo es­tra­te­gi­ca­mente com o início dos Jogos Olím­picos de Verão, or­ga­ni­zados no Bosque de Vin­cennes. Um ano de­pois, Ful­gence Bi­en­venüe previa a cons­trução de novas li­nhas, de forma a que ne­nhum ponto de Paris fi­casse a mais de 500 me­tros de uma es­tação de Metro, o que facto viria a su­ceder nas dé­cadas se­guintes. Ac­tu­al­mente o Metro de Paris é o se­gundo mais con­cor­rido da Eu­ropa, só su­pe­rado pelo Metro de Mos­covo, con­tando com uma rede de mais de 200 qui­ló­me­tros, 16 li­nhas, mais de 300 es­ta­ções e pres­tando ser­viço a cerca de 4,5 mi­lhões de pas­sa­geiros por dia. Nas novas li­nhas o Metro é to­tal­mente au­to­má­tico, sem con­dutor e quase si­len­cioso.